sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Artigo publicado: O jornalismo imersivo: estudo de caso usando a Tétrade de McLuhan


O estudo O jornalismo imersivo: estudo de caso usando a Tétrade de McLuhan é mais uma produção conjunta minha e do meu orientador, Prof. João Canavilhas e que traz a temática que estamos desenvolvendo durante meu período doutoral. 

O artigo nasce a partir de um convite da Prof. Suzana Barbosa para a montagem de uma mesa coordenada no 18ºSBPJor e que teve como mote refletir sobre os dez anos da publicação do artigo seminal de Nonny de La Peña sobre Jornalismo Imersivo.

Optamos por buscar nos estudos mcluhianos uma base para as nossas reflexões e o encontramos na sua Tétrade, que nos ofertou possibilidades de analisar todos os componentes de uma peça imersiva. O resumo do trabalho está disponível logo abaixo e o texto completo pode ser acessado neste link

RESUMO:

No ano em que se cumprem dez anos da publicação seminal “Immersive Journalism: Immersive Virtual Reality for the First-Person Experience of News” (de La Peña et al, 2010), este trabalho aborda o jornalismo imersivo através do estudo de caso da docureportagem 360º, Send me Home. Recorrendo à Tétrade de McLuhan (McLuhan e McLuhan, 1988) conclui-se que os recursos imersivos aperfeiçoam os conteúdos anteriores ao transportar o usuário para o local da ação. Permitem ainda um aumento do tempo médio de consumo informativo graças à possibilidade de explorar o espaço 360º, o que recupera uma característica da narrativa jornalística tradicional por oposição à rapidez informativa atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário