quarta-feira, 1 de julho de 2020

Artigo publicado: Saúde nos Dispositivos Móveis: análise das apps sobre Covid-19 dos governos do Brasil e de Portugal


A revista Asas da Palavra, publicação semestral do Curso de Graduação em Letras e do Programa de Pós-graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) da Universidade da Amazônia (UNAMA) publicou hoje seu primeiro número de 2020. 

O Dossiê Linguagens e leitura em plataformas digitais e móveis traz uma contribuição minha, em parceria com a Tâmela Grafolin e o Enrico Giacomelli chamada SAÚDE NOS DISPOSITIVOS MÓVEIS: ANÁLISE DAS APPS SOBRE COVID-19 DOS GOVERNOS DO BRASIL E DE PORTUGAL

Neste artigo, falamos como a Pandemia do novo Coronavírus colocou a sociedade global em atenção nos primeiros meses de 2020. Devido a isso e a partir das lógicas do novo ecossistema midiático, fortalecido pela tecnologia, expansão das redes, qualificação dos serviços móveis e aumento dos acessos à Internet em mobilidade, interessa-nos, com essa pesquisa, observar como consumidores finais de aplicativos para dispositivos móveis observam o conteúdo disponível em seus celulares. 

Num período onde a busca da literacia midiática é de suma importância para combater a desinformação, contamos com a contribuição de quinze utilizadores distintos, que após navegação, avaliaram os aplicativos Coronavírus SUS e EstamosON - Covid-19 em seis categorias. Os dados foram tratados seguindo critérios adaptados do MARS (Mobile App Rating Score) utilizados por Stoyanov et al (2015) para classificar de um a cinco os aplicativos nessas categorias.

Confira a publicação completa neste link.





Nenhum comentário:

Postar um comentário