quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Artigo publicado: Jornalismo no Whatsapp: o caso do portal português Observador


A última edição da Revista Geminis do ano de 2020 foi publicada nesta semana e nela há uma contribuição minha. 

O estudo Jornalismo no Whatsapp: o caso do portal português Observador, parte de uma investigação inicial que fiz durante o ano de 2019 e levei para apresentar no Sopcom, na Ilha da Madeira e que suscitou boas discussões da mesa em que o trabalho estava inserido.

A partir disso, fiz contato com o Portal e pude compreender um pouco mais dos métodos utilizados e, dessa forma, desenvolver um estudo a partir da análise das Newsletters que eles faziam circular diretamente no celular dos assinantes do serviço. 

A publicação integral pode ser consultada neste link e, abaixo, vocês podem conferir o resumo do texto:

RESUMO:
Os resultados apresentados neste trabalho partem de uma revisão teórica do Webjornalismo e do Jornalismo para Dispositivos Móveis e se completam com um estudo de caso que explora como o portal de notícias português Observador faz uso do Whatsapp para distribuição de conteúdo jornalístico. Utiliza-se a técnica da semana construída para analisar um conjunto de newsletters referentes ao mês de setembro de 2019 para verificar quais temas são mais explorados pela redação do portal na distribuição pelo Whatsapp e completa-se os dados apresentados com uma entrevista ao responsável pelas redes sociais do Observador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário