terça-feira, 1 de junho de 2021

Artigo publicado: Formatos imersivos no jornalismo Português: estudo de caso das produções do Público 360º


A Editora Insular publicou nesta semana uma obra de extrema importância para o campo do Webjornalismo no Brasil. O livro 25 Anos de Jornalismo Digital no Brasil - A contribuição da Pesquisadora Luciana Mielniczuk para os estudos no país, organizado pelas Profs Alciane Baccin, Stefanie da Silveira e Vívian Belochio. 

A obra reúne textos de pesquisadores com uma longa jornada de contribuição às pesquisas de Ciências da Comunicação como Marcos Palácios e Suzana Barbosa. 

Tive a honra de participar dessa obra, a partir de um convite feito por meu orientador, Prof. João Canavilhas e nossa contribuição é um estudo sobre o as produções em 360 graus no diário português Público

O nosso artigo parte de um referencial teórico sobre inovação jornalística e jornalismo imersivo para analisar as publicações da secção Público 360 do jornal Público no período entre 2017 e 2018. A  análise é complementada com uma entrevista a jornalista responsável por essas produções no jornal e também ao diretor-adjunto da redação do Público como forma a compreender as motivações e as estratégias utilizadas pelo jornal para disseminação deste novo formato narrativo nas suas plataformas. O livro completo pode ser adquirido neste link.


Nenhum comentário:

Postar um comentário