terça-feira, 9 de novembro de 2021

Artigo publicado: Espacios de verificación en TikTok. Comunicación y formas narrativas para combatir la desinformación

 

Foi publicado na última edição da Revista Latina a parte complementar do estudo que fiz junto dos colegas Pável Sidorenko (Universidad Francisco de Vitória, Madrid) e Nádia Alonso Lopez (Universidade Politécnica de Valência) sobre desinformação no TikTok.

O estudo de agora, denominado Espacios de verificación en TikTok. Comunicación y formas narrativas para combatir la desinformación aprofunda a ideia de verificação dentro do TikTok que, a cada dia que passa, tem sido uma plataforma com mais utilizadores e  faz um complemento ao disponível aqui e que foi publicado pela Revista Anàlisi, de Barcelona, em junho deste ano. 

Resumo: Desde 2020, a TikTok transformou-se numa rede social global de tendências. Tornou-se um ambiente digital onde reina a comunicação efêmera, altamente estimulante e visual sendo, inicialmente, uma plataforma para os adolescentes. Hoje, reúne uma vasta gama de emissoras, incluindo os meios de comunicação social e jornalistas. E, como ocorre nas redes sociais, num contexto de hiperconectividade, a informação falsa é facilmente tornada viral, contribuindo assim para o desenvolvimento da desinformação. Metodologia: A partir de uma combinação de técnicas qualitativas e quantitativas, tais como estudos de caso, análise de conteúdo, entrevistas em profundidade e inquéritos, a comunicação de verificadores de factos com um perfil ativo no TikTok é analisada para determinar as chaves para desmascarar os embustes e combater a desinformação numa rede social tão particular, onde os utilizadores aparentemente se vão divertir e se distraem. Discussão e conclusões: É evidente a relevância e as necessidades dos meios de comunicação social, jornalistas, e dos meios de verificação para realizar o seu trabalho através de novos cenários como o TikTok. Não só para assegurar uma mensagem que chegue a novos segmentos de audiência, mas também como um processo inovador para atacar o fenómeno da desinformação, tal como notícias falsas e especulação cada vez mais descentralizada através de canais digitais. TikTok tem sido um desafio narrativo baseado na síntese de mensagens e criatividade visual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário