E-book: Narrativas jornalísticas para Dispositivos Móveis

O Congresso Internacional de Jornalismo para Dispositivos Móveis (JDM) segue com a sua ideia de ser uma referência nas investigações acerca do uso do smartphone no jornalismo. E, dessa forma, lançou mais um livro, fruto das pesquisas apresentadas na edição de 2018 do evento.

Narrativas Jornalísticas para Dispositivos Móveis é uma coletânea com 15 textos, que abordam conceitos teóricos e vertentes práticas diversas dentro do contexto do congresso. Organizo essa publicação junto com os professores João Canavilhas e Catarina Rodrigues.

O livro fala sobre Mobilidade e jornalismo, que são dois conceitos cujos caminhos se cruzam ao longo da história. E a razão é simples: os produtos do jornalismo – notícias, entrevistas, reportagens, etc - são feitos para serem lidos. Quanto mais portátil e móvel for o suporte de distribuição, mais fácil será levar os conteúdos aos seus destinatários finais: os cidadãos.

A massificação do acesso à Internet e, mais tarde, dos smartphones, permitiu ao jornalismo encontrar a plataforma ideal para chegar aos cidadãos. Já não da habitual forma indiferenciada, como até aqui, mas através de um canal pessoal, instantâneo e ubíquo.

O download pode ser feito de forma gratuita a partir deste link.

Confira abaixo, os outros livros do JDM já publicados:

#JDM2012 | labcom-ifp.ubi.pt/livro/94 

0 comentários:

Postar um comentário