sexta-feira, 14 de julho de 2017

Livros gratuitos sobre ética e Pierre Bourdieu

 A editora Garamond está com dois livros de comunicação gratuitos para download. O primeiro é  Ética da informação: perspectivas e desafios, organizado por Maria Nelida Gonzalez de Gomez e Regina de Barros Cianconi que, segundo comunicado da editora, nos despertam para questões contemporâneas que tocam os problemas relativos à gestão democrática da informação, da produção e reprodução do conhecimento científico e da construção de narrativas e “verdades” ancoradas nas memórias dos documentos e arquivos que (re)fazem os eventos e acontecimentos históricos.

Os textos da coletânea nos suscitam reflexões pertinentes à governança das democracias sociotécnicas contemporâneas. O livro pode ser baixado clicando aqui.

O segundo é Pierre Bourdieu e a produção social da cultura, do conhecimento e da informação, organizado pelos pesquisadores Regina Marteleto e Ricardo Pimenta, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do IBICT-UFRJ. 

O livro-coletânea, segundo divulgação, conta com a contribuição de autores das áreas de Ciência da Informação, Comunicação, Saúde, Arquitetura e Urbanismo, Museologia, Ciências Sociais, que analisam diferentes formas de aplicação dos conceitos e métodos produzidos por Pierre Bourdieu, em seus respectivos campos de inserção científica. A obra pretende ainda fornecer um guia de leitura da obra do sociólogo para a reflexão crítica das formas sociais de produção do conhecimento, obra inovadora proposta pela Ciência da Informação, como tributo às contribuições das ideias de Pierre Bourdieu nesse campo de estudos. O livro pode ser baixado aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário