quinta-feira, 30 de março de 2017

Livro: Jornalismo Móvel: linguagem, gêneros e modelos de negócio

Produto final do III Congresso Internacional de Jornalismo e Dispositivos Móveis, que aconteceu em novembro de 2016 na Universidade da Beira Interior, o livro Jornalismo Móvel: linguagem, gêneros e modelos de negócio foi publicado nesta quinta-feira (30 de março) pela LabCom Books, editora do Laboratório de Comunicação da UBI.

No livro, editado pelo professores João Canavilhas e Catarina Rodrigues, estão as comunicações apresentadas que servirão como base para a discussão do papel dos dispositivos móveis no jornalismo do século XXI.

O livro está disponível gratuitamente neste link.

Sinopse:

Depois dos livros “Notícias e Mobilidade: O jornalismo na era dos dispositivos móveis”, de 2013, e “Jornalismo para Dispositivos Móveis: Produção, distribuição e consumo”, de 2015, este “Jornalismo Móvel: Linguagem, gêneros e modelos de negócio” é mais um contributo do LabCom.IFP para a discussão do papel dos dispositivos móveis no jornalismo do século XXI.

E se insistimos na temática é porque neste período de quatro anos se continuou a verificar um crescimento nas vendas de dispositivos móveis com o consequente aumento no número de acessos a conteúdos online. Esperava-se que o consumo massificado de notícias online tivesse repercussões nas receitas dos meios de comunicação e no surgimento de novos formatos e linguagens adaptadas a uma recepção tecnologicamente avançada, mas nada disso aconteceu. 
Continua a ocorrer uma divergência crescente entre o potencial dos dispositivos de recepção e a qualidade dos conteúdos produzidos pelos meios de comunicação, o que frustra as expectativas dos consumidores e limita a geração de receitas.
Face a este cenário, a investigação científica tem a obrigação de discutir o problema e este livro é mais contributo para essa discussão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário