sexta-feira, 8 de julho de 2016

Livro: Olhares em Foco: fotografia participativa e empoderamento juvenil

A editora LabCom, do Laboratório de Comunicação da Universidade da Beira Interior, lançou nesta quinta-feira seu novo livro, "Olhares em Foco: fotografia participativa e empoderamento juvenil". O trabalho do pesquisador Daniel Marinho se fundamenta numa investigação-ação participativa em que a fotografia e a visualidade possibilitam a expressão, reflexão indenitária e resgate de autoestima de jovens em contextos de exclusão social e vulnerabilidade, no Brasil e em Portugal.

Através de uma plataforma de intervenção social o trabalho proposto no livro busca discutir as produções visuais dos jovens envolvidos no Projeto Olhares em Foco sobre si mesmos, dos seus grupos de pares, das suas famílias e das suas comunidades. Através do projeto foi possível testemunhar as representações visuais transformarem-se num suporte para o desenvolvimento de um pensamento crítico que levou a uma compreensão das perspetivas, necessidades e problemáticas pessoais e coletivas ilustradas nas fotografias e avaliadas pelo processo dialógico. 

A base teórica foi estruturada nos Youth Participatory Action Research (YPAR), na metodologia Photovoice e nos princípios da educação para a consciência crítica do pedagogo Paulo Freire. A imagem fotográfica demonstrou ser uma ferramenta que amplia as formas de expressão dos jovens ao mesmo tempo que um recurso criativo que evidencia a existência de padrões e escolhas semelhantes entre os diferentes jovens que refletem os seus perfis indenitários.

O livro tem PDF gratuito e pode ser acessado aqui.

Fonte: LabCom

Nenhum comentário:

Postar um comentário