terça-feira, 7 de junho de 2016

Livro: Pesquisa em Comunicação - Metodologias e Práticas Acadêmicas

Cláudia Peixoto de Moura, professora da FAMECOS/PUCRS e Maria Immacolata Vassallo de Lopes professora da ECA/USP organizaram, baseado em seus estudos uma publicação para auxiliar nas pesquisas em comunicação.

O livro, lançado nesta semana pela Editora da PUCRS, conta, ainda, com os autores Richard Romancini, José Luiz Braga, Marco Roxo, Eugenia Mariano da Rocha Barichello, Vera Veiga França, Nísia Martins do Rosário, Marialva Carlos Barbosa, Jiani Bonin, Marcia Benetti, Carlos Alberto de Carvalho, Marcelo Kischinhevsky e Mahomed Bamba. Cada um destes, escreveu um capítulo acerca de suas pesquisas e métodos e querem, com isso, contribuir para uma qualificação dos métodos de pesquisa em comunicação.

Segundo apresentação do livro, a obra é composta por um relato da pesquisa empírica, por uma apresentação do CECOM e pelos textos de docentes que ministram disciplinas curriculares envolvendo a temática ‘Metodologia da Pesquisa em Comunicação’, nos nove Programas de Pós-Graduação em Comunicação avaliados com as melhores notas no Brasil

A Parte I – Estudos do campo da Comunicação: ensino e pesquisa tem um caráter mais institucional na medida em que apresenta um relato de uma pesquisa empírica a respeito da temática, intitulado ‘Metodologia da pesquisa em comunicação: estudo bibliográfico em disciplinas de pós-graduação’, realizado por Cláudia Peixoto de Moura junto ao CECOM, que já possui outros trabalhos baseados em bibliometria ao longo de sua existência.

A Parte II – Questões epistemológicas na Pesquisa em Comunicação possui um caráter pedagógico e está dividida em três capítulos.

A obra tem PDF gratuito e pode ser acessada neste link

Nenhum comentário:

Postar um comentário