terça-feira, 21 de julho de 2015

Dica de Leitura: Jornalismo para Dispositivos Móveis: produção, distribuição e consumo

Em dezembro de 2014, o LabCom, da Universidade da Beira Interior, organizou a segunda edição do Congresso Internacional de Jornalismo e Dispositivos Móveis.

Foram aceitas comunicações divididas em duas áreas temáticas: "De que forma os dispositivos móveis alteram as formas tradicionais de distribuição de informação jornalística e qual o papel da mobilidade na convergência mediática?" e "A consolidação tecnológica e cultural da comunicação ubíqua permite considerar que existe uma linguagem jornalística para dispositivos móveis?"

O resultado do evento foi a publicação do livro Jornalismos para Dispositivos Móveis, sob organização do Prof. João Canavilhas e do doutorando em Ciências da Comunicação Ivan Satuf. O livro pode ser baixado gratuitamente neste link.

Sinopse: Desde o primeiro evento sobre jornalismo para dispositivos móveis, organizado pelo LABCOM em Outubro de 2009, esta área de investigação tem crescido a um ritmo assinalável. Na origem deste crescimento estarão certamente três fatores: a rápida evolução tecnológica, o sucesso comercial dos dispositivos e a aposta dos meios de comunicação social neste novo e promissor mercado. Este livro, que compila os melhores trabalhos apresentados no JDM 2014, mostra que o jornalismo móvel é um espaço de investigação com enorme potencial, possibilitando as mais variadas abordagens científicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário