sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

São Borja realiza a 1ª Conferência Municipal do Esporte

Tendo como temática "Esporte e Lazer como Direito Social", São Borja realizou sua primeira Conferência Municipal do Esporte. O evento aconteceu no salão do Clube Recreativo Samborjense e contou com a presença de desportistas de todas as classes e palestrantes de fora da cidade.

Foram dois dias de discussões e muitos pedidos para que São Borja se torne um polo esportivo estadual. Skatistas, corredores de rua, professores de educação física, representantes de clubes da várzea estiveram presentes e debateram rumos para melhorar as condições do esporte local.

O ex-secretario Estadual de Esporte e Lazer, Kalil Sehbe foi quem palestrou por primeiro. Ele falou sobre como construir políticas públicas voltadas ao Esporte e Lazer das cidades e afirmou que São Borja é uma das cidades que mais se organizou em torno deste tema nos últimos anos. A prova disso são os investimentos em academias ao ar livre e em quadras poliesportivas em locais públicos. 

Grupo de Skatistas pediu a iluminação da pista do
Parque General Vargas
Outro a palestrar no primeiro dia foi o ex-goleiro do Grêmio, Mazaropi. Hoje ele é diretor da Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (FUNDERGS). Ele mostrou a política estadual do esporte e explicou formas das associações conseguirem apoios estaduais para seus atletas.

Na segunda noite, as palestras foram mais voltadas a temática central do evento, do que para as políticas públicas. Bruno Lindemaier falou sobre o Esporte na comunidades e a integração das instituições de ensino neste meio. Na sequencia, o Dr. Rodrigo Guimarães falou sobre nutrição e fisiologia do esporte.

Encerrando o evento, foram debatidos e traçados metas para os próximos anos do Esporte local e elaborado um documento final com as diretrizes debatidas na conferência. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário