quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Israel Lopes lança livro sobre a obra e história do músico Pedro Raymundo

Pedro Raymundo foi um acordeonista , compositor e cantor regionalista brasileiro, apesar de ser catarinense de nascimento, desde sempre adotou as raízes gaúchas para si. Foi um dos expoentes da música tradicionalista e mesmo não sendo tão conhecido como Teixeirinha e Gildo de Freitas, marcou época na história musical do Rio Grande do Sul.

E é com a intenção de propiciar um acesso mais fácil as obras deste músico que o escritor são-borjense Israel Lopes, lançou oficialmente na cidade, a sua nova obra: Pedro Raymundo e o canto monarca: uma história da música regionalista, nativista e missioneira

Em entrevista a Zero Hora, Israel Lopes declarou que   Pedro Raymundo teve o mérito de ser o introdutor do cancioneiro gaúcho, no final de década de 1930, no rádio do Rio Grande do Sul, quando predominava a música urbana e estrangeira. 

As pesquisas para o livro começaram 20 anos atrás, em 1983, há tempo de entrevistar contemporâneos do músico como Teixeirinha, Honeyde Bertussi, Dimas Costa e Waldir Rodrigues. 

O livro tem 240 páginas com toda a história e obra de Pedro Raymundo, abrangendo os estilos regionalista nativista e o missioneiro.

Confira no vídeo abaixo uma gravação de "Adeus, Mariana", do ano de 1943:


Nenhum comentário:

Postar um comentário