sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Edição especial do Cine Parkão apresentou "O Tempo e o Vento"

Para encerrar o ano e marcar definitivamente o Cine Parkão com um dos grandes eventos do calendário de São Borja, as secretárias de Segurança Pública e Trânsito e de Esporte e Juventude, apresentaram o filme "O Tempo e o Vento". A produção, que não estava inclusa na licença guarda-chuva, teve autorização especial dos produtores do filme para que fosse exibida em São Borja devido ao contexto histórico da cidade.

Baseado na obra de Érico Veríssimo, o filme conta a história da família Terra Cambará e de sua principal opositora, a família Amaral, durante 150 anos, começando nas Missões até o final do século XIX. Sob o ponto de vista da luta entre essas duas famílias, são retratadas a formação do Rio Grande do Sul, a povoação do território brasileiro e a demarcação de suas fronteiras, forjada a ferro e espada pelas lutas entre as coroas portuguesa e espanhola. 

A trama se concentra na história de amor entre Bibiana (interpretada por Marjorie Estiano na juventude e por Fernanda Montenegro na maturidade) e o Capitão Rodrigo (vivido por Thiago Lacerda) remontando 150 anos de história, iniciando no período missioneiro e seguindo até o final do século XIX.

Para que a exibição fosse ainda mais especial, as secretarias organizadoras instalaram arquibancadas móveis no Parque General Vargas, além da já fixa e existente no local. Ainda houve quem levasse suas cadeiras e as distribuísse pelo parque buscando o melhor ângulo para acompanhar a história. Como acompanhamento, os presentes ganharam pipoca para que o clima de cinema fosse completo.

Antes da exibição do filme, os presentes puderam assistir a produção semanal do Pampa News, o webjornal semanal da UNIPAMPA, produzido, exclusivamente, com notícias de São Borja. Daniel Alves, que foi em todas as sessões, disse que torce para que o Cine Parkão siga em 2014. Pois além de proporcionar o cinema ao ar-livre, é uma forma das pessoas se encontrarem, fortalecerem as amizades e ainda ter a oportunidade de assistir programas como o Pampa News antes das sessões, conhecendo um pouco mais da realidade são-borjense. 

Confira abaixo o trailer oficial do filme exibido nesta quinta-feira na sessão especial do Cine Parkão:



Um comentário: