terça-feira, 8 de outubro de 2013

Acadêmicos da UNIPAMPA inovam em campanha sobre doação de sangue

Qual seria a sua impressão se ao adentrar em uma linha de transporte público se deparasse com uma bolsa de sangue? Foi pensando nisso e no impacto que essa reação poderia trazer, que um grupo de acadêmicos de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Pampa criaram a campanha Vida por um fio.

"Escolhemos o tema social - Doação de Sangue - por parte de uma matéria da Universidade, procurávamos inovação, por isso resolvemos sair do clichê em cima de um tema comum. Doar sangue não é só salvar vidas, é dar esperança a família, e se sentir bem fazendo o bem. Ser doador é importante, mas mais importante é continuar doando", declarou Lucas Shimada, um dos integrantes do grupo.  

A comunidade de São Borja se mostra consciente da importância do gesto, pois com uma média de 120 doações mensais está sendo possível suprir a necessidade de sangue de pacientes do Hospital Ivan Goulart. "Muitas vezes as pessoas vem até aqui para ajudar alguém e acabam ajudando até a si mesmas, devido aos exames que são feitos" ressalta a bioquímica Roselaine Maag, responsável pelo núcleo de Hemoterapia do HIG.

Muitas vezes o que impede as pessoas de doarem sangue é a desinformação quanto ao procedimento. Quanto a isso, a bioquímica esclarece que são retirados, no máximo, 450ml de sangue dos doadores. Mas essa quantia pode ser menor dependendo do peso da pessoa. 

Além de Shimada, fazem parte da Campanha Vida por um fio os acadêmicos Anderson Silva, Bruna Ferracine, Cleberson Fontella, Luana Santiago, Lucas Goulart, Nathalie Fontoura, Paulo Fiorite, Pedro Henrique de Melo e Tayciane Rosa. Todos acadêmicos do terceiro semestre

O Banco de Sangue de São Borja está localizado anexo ao Hospital Ivan Goulart, porém não pertence a instituição. Então, quem gostaria de realizar a sua doação, pode se dirigir até o local, na Avenida Presidente Vargas, 1440, das 8:30hs às 11:30hs pela manhã e a tarde das 14 às 17 horas.

"Temas que exigem a "ajuda do próximo" sempre são mais difíceis de lidar, de conscientizar a todos, por isso, nesta campanha, tentamos relembrar o quão importante é doar e continuar doando sangue. Sabia que em apenas uma doação pode se salvar até 4 vidas?", finaliza Lucas Shimada.



Imagem e Vídeo: Facebook da Campanha
Colaboração com informações: Tâmela Grafolin/HIG

Um comentário: