sábado, 21 de setembro de 2013

Desfile Farroupilha leva milhares de são-borjenses às ruas

Foi um dia perfeito para os gaúchos de São Borja. A meteorologia ajudou tanto que a chuva só apareceu depois que todas as entidades já haviam cruzado a Rua General Marques.

Durante às mais de três horas de duração do Desfile Farroupilha, a Brigada Militar, a Guarda Municipal, a Banda Marcial Municipal, o Corpo de Bombeiros, cinco entidades tradicionalistas e duas escolas demonstraram seu amor ao Rio Grande do Sul.

Os primeiros a desfilarem, foram as entidades de segurança pública, acompanhados da Banda Marcial Municipal Tusnelda de Lima Barbosa, que cruzou a General Marques tocando o Hino Rio-Grandense.

Na sequência, desfilaram duas instituições de educação. O Centro de Formação Teresa Verzeri e a Escola Técnica Estadual Olavo Bilac. Ambas trouxeram suas invernadas artísticas e mostraram o trabalho que é realizado em suas sedes.

O ponto alto do Desfile Farroupilha e que mais agradou ao público presente, foi quando as entidades tradicionalistas surgiram. As cinco entidades desfilaram acompanhadas de seus piquetes agregados, onde cada uma trouxe algo diferente. Quem puxou as os tradicionalistas, foi o PTG João Manoel, que desfilou acompanhado dos Piquetes Os Legendários, Sentinela do Rio Grande, Coudelaria de Rincão, Esteio do Futuro, Rincão Cuiudo, Revivendo o Passado e Cabanha Manotaço.

O segundo foi o CN Boitatá, que trouxe junto consigo os Piquetes Esteio Cariado, Anita Garibaldi, Marca de Ferro, Lanceiros de Canabarro, Recanto Farrapo, Marca de Casco, Batendo o Casco, Piquete do Salso, Sinuelo Crioulo, Sorro Manso e a STG Tropeiros do Rincão da Cria.

O CFTG Farroupilha veio depois, acompanhado dos Piquetes Mangrucho, Espora Floreada, Pampa e Querência, Tropeando a Tradição, Pata Pelada, Fazenda do Cerro, Santa Clara, Sangue Farrapo e Guapoy.

O CTG Tropilha Crioula foi o quarto a desfilar e foi o que teve o maior número de agregados. Desfilaram junto os Piquetes Estampa Gaúcha, Tinindo Espora, Pedro Alves, Guarda Fogo, Macanudo, Alma dos Pampas, Centelha Crioula, Don Cipriano, Aba do Rio Grande, Paulo W. Carpes, Dom Calisto, Cinzas do Passado, Herdeiros de Piaco Aranda, Fábio Rocha, Mula Preta e as Cabanhas São Vicente e Vô Chicuta.

Finalizando o Desfile Farroupilha 2013, o CTG Revivendo a Tradição veio acompanhado do Piquete Sarabulho e encerrou as apresentações na Plataforma Cívica Teotônio Vilela.

Após os desfiles, o encerramento oficial da Semana Farroupilha 2013 se deu com o arreamento das bandeiras e o apagar da Chama Crioula.

Confira aqui outras fotos do Desfile Farroupilha de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário