segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Sessão Pipoquinha realiza ciclo sobre a Ditadura Militar

O Sessão Pipoquinha, projeto da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) em parceria com o Grupo de Pesquisas História da Mídia (GPH Mídia) vai realizar nesta semana um ciclo de filmes sobre a Ditadura Militar.

Serão três sessões, nos dias 7, 8 e 9 de agosto, na Câmara Municipal de Vereadores. Todas as apresentações começam às 19hs.

Os Filmes:

Zuzu AngelConta a história da estilista Zuzu Angel que teve seu filho torturado e assassinado pela ditadura militar. Ela também foi morta em um acidente de carro forjado pelos militantes do exército ditatorial em 1976. Dirigido por Sérgio Resende, o filme é de 2006.

Marighella: Carlos Marighella foi o maior inimigo da ditadura militar no Brasil. O documentário tenta recontar a história do  líder comunista e parlamentar que foi preso e torturado, e tornou-se famoso por ter redigido o Manual do Guerrilheiro Urbano. Dirigido por Isa Grinspum Ferraz o filme é de 2012.

O que é isso, companheiro?Durante os anos de chumbo, vários estudantes abraçam a luta armada, entrando na clandestinidade, e em 1969, militantes do MR-8 elaboram um plano para sequestrar o embaixador dos Estados Unidos (Alan Arkin) para trocá-lo por prisioneiros políticos, que eram torturados nos porões da ditadura. De Bruno Barreto, o filme é do ano de 1997.


Informações: Blog do Sessão Pipoquinha
Arte: Paulo Nunes e Iuri Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário