Médico rediologista, Jonas Hickmann, abordou os estágios do Câncer de Mama. |
Cerca de 120 pessoas compareceram ao salão de atos da Associação dos Funcionários do Hospital Ivan Goulart (AFHIG) para assistir a palestra do médico radiologista do HIG, Jonas Hickmann. O médico do hospital ressaltou a importância da conscientização sobre o Câncer de Mama, por ser o segundo tipo da doença que mais mata mulheres.
De acordo com o médico, todas as mulheres acima dos 40 anos devem realizar a mamografia anualmente, e destacou que mulheres que tenham casos de Câncer de Mama em familiares de primeiro grau - mãe, irmã ou filha - tem chances aumentadas de desenvolver a doença. Outro aspecto abordado por Hickmann foi o índice elevado de casos de Câncer de Mama em mulheres que fazem reposição hormonal, principalmente no período da menopausa.
A realização da mamografia anualmente é tão importante no combate ao câncer que o Governo Federal implantou a Lei 11.664, de 2008, para garantir que mulheres a partir dos 40 anos possam fazer a mamografia no Sistema Único de Saúde (SUS), mesmo sem indicação médica ou histórico familiar.
Durante a palestra no hospital, o médico salientou que o Câncer de Mama só apresenta sintomas quando está em um estado mais avançado, por isso a importância dos exames de rastreamento. O hospital Ivan Goulart possui duas técnicas em radiologia especializadas em mamografia para melhor atender as pacientes. O novo mamógrafo, adquirido pelo hospital, ano passado, durante a primeira fase da campanha ?Eu Cuido?, possui dose de radiação reduzida e formato que melhor se assemelha à mama, o que diminui um possível desconforto da paciente.
Além disso, as mulheres acima de 40 anos que desejarem realizar a mamografia, devem ir ao hospital com RG, CPF e cartão do SUS para agendar o dia do exame. Não é necessário solicitação médica para realizar a mamografia.
Por Tâmela Grafolin
Nenhum comentário:
Postar um comentário