sexta-feira, 12 de julho de 2013

Morre homem internado com suspeita de Gripe A em São Borja

O único paciente internado com sintomas de Influenza A (H1N1), no Hospital Ivan Goulart (HIG), faleceu na noite dessa quinta-feira, dia 11, no Centro de Tratamento Intensivo (CTI).

O paciente, um homem de 39 anos, havia sido internado no hospital na terça-feira, dia 9, mas não resistiu ao agravamento do quadro respiratório e acabou falecendo na noite dessa quinta-feira.

Ele não havia feito a vacina contra os três tipos de gripe. Começou a apresentar os primeiros sintomas no final da semana passada, quando então iniciou o tratamento com o antiviral Tamiflu. Assim que foi internado, teve material coletado e enviado ao Laboratório Central do Rio Grande do Sul (LACEN) em Porto Alegre, mas como já havia feito o tratamento com Tamiflu, o resultado pode sofrer alterações.

Aumentam cuidados de prevenção

A prevenção ainda é a melhor forma de não contrair a doença. A Gripe A avança de forma rápida no sistema respiratório e a recomendação é procurar um médico assim que os primeiros sintomas aparecerem. Pois o medicamento contra a doença é mais eficaz se utilizado nos dois primeiros dias do aparecimento dos sintomas.

Febre acima de 39⁰C, tosse seca, dor de cabeça aguda, irritação nos olhos, dor de garganta e no corpo são os principais sintomas da Gripe A. Assim que alguns desses sintomas aparecerem, a pessoa deve procurar ajuda médica imediatamente.

Outras formas de prevenção são evitar locais com aglomeração de pessoas, manter o ambiente arejado, beber bastante líquido, utilizar álcool em gel na higienização das mãos, levar o braço ao rosto na hora de tossir e evitar contato com pacientes com suspeita da doença. 


Por Tâmela Grafolin/HIG

Nenhum comentário:

Postar um comentário