terça-feira, 16 de julho de 2013

Funcionários do HIG participam de curso sobre dependência química

Claudia Maurer, Lara Dubal e Tiago Finger representaram o
HIG no curso de atualização
Funcionários da Ala Recomeçar, do Hospital Ivan Goulart, participaram do XXV Curso de Inverno de Atualização em Dependência Química, que ocorreu semana passada em Porto Alegre.

A assistente social, Claudia Maurer, a psicóloga, Lara Dubal Fontela e o enfermeiro Tiago Finger representaram a ala psiquiátrica e de tratamentos de dependentes químicos do hospital no encontro que ocorreu em Porto Alegre. O curso foi de segunda a sexta-feira com 40 horas de duração.

Profissionais renomados da área da psiquiatria, enfermagem e psicologia abordaram temas como a legalização das drogas, políticas públicas sobre drogas no Brasil, alterações neuroquímicas em dependentes químicos, prevenção ao uso de drogas, comorbidades psiquiátricas, prevenção à recaída do uso de drogas e terapia em grupo.

De acordo com a assistente social, Claudia Maurer, durante o curso foi possível notar que o tratamento de dependência química oferecido pelo hospital está dentro do padrão exigido e realizado em todo o país. “Nossa rotina, manejo com o paciente e terapias oferecidas no hospital são as mesmas que ocorrem no país inteiro, inclusive em clínicas particulares. A única diferença é a nossa parte financeira, pois a maioria de nossos pacientes não tem condições de pagar pelo tratamento e por isso temos de administrar tudo que recebemos em doações e incentivos” conclui a assistente social.

Cerca de 70 pessoas participaram do curso que foi realizado pela Associação de Incentivo à Pesquisa em Álcool e Drogas (FIPAD), com o apoio do Instituto de Cardiologia de Porto Alegre, Bem Estar Sem Fumar (BESF) e Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (APRS).

Por Tâmela Grafolin

Nenhum comentário:

Postar um comentário