terça-feira, 25 de junho de 2013

Começou hoje a vacinação contra a Hepatite B

Em comunicado enviado à imprensa, a coordenação de vacinação da Secretaria Municipal da Saúde, informa a população de São Borja que começou nesta terça-feira 25 de junho, o período de vacinação contra a Hepatite B. Neste ano,  serão ofertadas doses da vacina para pessoas com idade entre zero e 49 anos, ampliando, assim, o alcance de faixa etária em relação aos anos anteriores.

Para fazer a vacina é preciso comparecer a Central de Vacinas, localizada no antigo Hospital São Francisco, portando a carteira de vacinação ou documento de identidade. Não existe nenhum tipo de contraindicação. Para garantir a eficiência da vacina é necessário tomar as três doses recomendadas.

Conheça a doença:

De acordo com o Dr. Drauzio Varella, a Hepatite B é uma doença transmitida pelo vírus VHB, que tem predileção por infectar os hepatócitos (células do fígado).  Essas células podem ser agredidas pelo VHB diretamente, ou pelas células do sistema de defesa que, empenhadas em combater a infecção, acabam causando um processo inflamatório crônico.


O vírus da hepatite B pode sobreviver ativo no ambiente externo por vários dias. O período de incubação dura, em média, de um a quatro meses. Uma pessoa infectada por ele pode desenvolver as seguintes formas da doença: hepatite aguda, hepatite crônica (ou ambas) e hepatite fulminante, uma forma rara da doença que pode ser fatal.

Outras vacinas:

Além da vacina contra a Hepatite B, estão sendo ofertadas doses da vacina antitetânica, da tríplice viral (Sarampo/Caxumba/Rubéola) e da Febre Amarela. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário