quinta-feira, 16 de maio de 2013

Rio Grande do Sul é o primeiro estado a receber o Imageador Térmico Aéreo


Equipamento preso ao helicóptero da Brigada Militar faz
imagens diurnas e noturnas
O Rio Grande do Sul, em especial a sua pasta de Segurança Pública, contam a partir de hoje, com um reforço em sua equipe. Foi entregue nesta quinta-feira, no Palácio Piratini, um Imageador Térmico Aéreo. O equipamento custou R$ 7,5 milhões e foi adquirido com verba do Ministério da Justiça destinada à Copa do Mundo.

O Rio Grande do Sul é o primeiro Estado do Brasil a recebê-lo. "A Secretaria da Segurança Pública tem uma relação estreita com o governo federal, principalmente por estar cumprindo todos os prazos em relação à Copa", ressaltou o secretário da Segurança Pública Airton Michels.

O equipamento tem capacidade de operação diurna e noturna e filmagem a longa distância. À noite, as imagens são captadas por meio do calor dos corpos, sendo possível identificar pessoas, por exemplo. O sistema permite, por exemplo, a leitura da placa de um veículo a cerca 750 metros de distância. As imagens da câmera e as informações dos mapas podem ainda ser transmitidas para o solo em tempo real, por meio de um sistema com alcance superior a 50 quilômetros.

"O Estado do Rio Grande do Sul é modelo para todo país na questão da integração das forças da segurança. Além disso, por estar cumprindo os prazos, é o primeiro a receber o imageador", declarou José Monteiro Gomes Filho, diretor de operações da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge).

Informações: Patrícia Lemos, Secom/Estado do Rio Grande do Sul
Foto: Secretaria de Segurança Pública do RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário