quarta-feira, 8 de maio de 2013

Restauração do Museu Getúlio Vargas deve começar até o próximo mês

O Museu Getúlio Vargas fica na Av. Presidente Vargas, 1772
Foto: Fábio Giacomelli
Em poucos dias, a tão esperada reforma do Museu Getúlio Vargas deve ter início. O local que já serviu como residência do ex-presidente da República, vem apresentando problemas estruturais a bastante tempo, o que tem comprometido as peças históricas e únicas expostas no local.

O projeto prevê que a Prefeitura Municipal de São Borja invista até o próximo ano, aproximadamente 260 mil reais na restauração do museu, como contrapartida obrigatória e a AES Sul, empresa patrocinadora da obra disponibilize pouco mais de 2 milhões de reais.

Para garantir o início das obras, o prefeito municipal de São Borja, Farelo Almeida, declarou que o município vai disponibilizar R$ 127 mil ainda esta semana. Em entrevista ao jornal Folha de São Borja, o mandatário da cidade disse que apesar do corte nos gastos devido as dificuldades financeiras, o executivo está fazendo ajustes em algumas pastas para liberar a verba para este projeto que é fundamental para a cidade.

O imóvel onde está localizado o museu é tombado pelo patrimônio do Estado e as mudanças que serão feitas no local serão todas supervisionadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artistico Nacional (IPHAN) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) todas atenderão aos padrões contemporâneos de museus.

O acervo histórico que hoje encontra-se no local, deverá ser levado para o Colégio Sagrado Coração de Jesus, pois é um dos locais da cidade que há segurança e espaço para visitação. Nos próximos dias a direção do colégio se reunirá com a Prefeitura Municipal para acertar os últimos detalhes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário