terça-feira, 7 de maio de 2013

Hospital Ivan Goulart renova campanha para horário de visitas aos pacientes


O Hospital Ivan Goulart (HIG), está em fase de renovação da campanha de conscientização sobre o horário de visitas aos pacientes da instituição. O trabalho será consistirá na identificação de visitantes e acompanhantes, através do uso de crachás, e de regras para o horário de visitação.

Esse trabalho já vem sendo feito desde o início do ano, quando os visitantes e acompanhantes passaram a utilizar crachás para circular dentro do hospital, o horário de visitas foi delimitado e o número de visitantes passou de duas, para uma pessoa por paciente.

A regra do número de visitas é válida para toda a comunidade de São Borja, assim como o horário que essas visitas devem ser feitas – das 14h30min às 16h30min – apenas com algumas exceções perante solicitação por escrito à diretoria do hospital.

O horário para troca de acompanhantes também continua. Todos os dias das 7h às 8h e das 19h às 20h podem ser trocados os acompanhantes de todos os quartos. Esse método utilizado pelo hospital foi a melhor maneira encontrada pela diretoria para reduzir a circulação de pessoas nos corredores da instituição e dessa maneira, não prejudicar o trabalho da enfermagem, do serviço de nutrição, higienização e manutenção. E também reduzi os riscos de contaminação tanto de pacientes quanto de visitantes, já que o ambiente hospitalar é um local de risco.

O HIG por possuir enfermarias de utilização do Sistema Único de Saúde (SUS), além de convênios e quartos particulares, teve de delimitar essas normas para melhor atender seus pacientes. Em pesquisa feita pelo Departamento de Comunicação do HIG, foi possível verificar que apenas hospitais com leitos privativos não possuem horário delimitado para visitas e troca de acompanhantes. Isso ocorre por possuir apenas um paciente por quarto e assim não há acúmulo de pessoas.

O Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS), por exemplo, só possui enfermarias SUS e por esse motivo o número de visitas é de apenas 1h e somente um visitante por vez é permitido, o paciente ainda não possui direito à acompanhante.


Por Tâmela Grafolin

Nenhum comentário:

Postar um comentário