terça-feira, 30 de abril de 2013

São Borja contra o cigarro


São Borja está combatendo o cigarro. Em uma iniciativa da Prefeitura Municipal em conjunto com a Secretaria de Saúde, a cidade trabalha com o Programa de Combate ao Tabagismo, seguindo os padrões do Programa Nacional de Controle do Tabagismo do Ministério da Saúde.

O projeto tem a intenção de organizar grupos de apoio para pessoas que se interessam em deixar de fumar e de trazer palestras a estas pessoas sobre os malefícios que a esta droga faz ao corpo humano. Os encontros são realizados uma vez por semana, nas segundas-feiras, no Clube Recreativo Samborjense.

O tratamento é desenvolvido através da abordagem cognitivo comportamental. A terapia consiste em mudar padrões de comportamento, a partir da descoberta de alternativas para lidar com a dependência e viver sem o cigarro. A primeira parte o grupo realiza cinco encontros semanais, e após esses encontros passa para o grupo de manutenção.

Um novo grupo está em formação e os interessados devem buscar informações no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), localizado no CEMAE ao lado da Secretaria Municipal de Saúde ou pelo telefone 3431-7812. Os responsáveis pelo projeto são a psicóloga Laura Gattiboni, o enfermeiro Glauber Marques e o médico José Volnei Pires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário