sexta-feira, 12 de abril de 2013

Palestra com professora da UFRGS encerra Seminário de Atualidades em Jornalismo

Luciana Mielniczuk palestrou na UNIPAMPA
durante Seminário de Jornalismo
Luciana Mielniczuk, pós-doutora em comunicação, foi quem encerrou as atividades do Seminário de Atualidades em Jornalismo, promovido por professores e pelo Diretório Acadêmico de Jornalismo da UNIPAMPA. 

Depois de dois dias intensos, com belas apresentações de trabalhos e um bate-papo com Juliana Motta, da RBS TV, foi a vez da professora Luciana apresentar um pouco do seu trabalho aos acadêmicos que lotaram o Estúdio de TV da Universidade Federal do Pampa.

A abordagem foi feita de modo digital. Dois dias antes da palestra, a professora recebeu via facebook, diversos questionamentos da comunidade acadêmica e em falas pausadas e explicativas, respondeu cada uma das perguntas que lhe foi feita.

Logo no início de sua fala, a professora questionou os presentes: "O que não é digital, hoje, no jornalismo?" Baseado nessa pergunta, ela defendeu que a grade curricular dos cursos de Jornalismo precisam ser alteradas. Que a ideia é repensar o nome das disciplinas.

No decorrer de suas exemplificações, Luciana Mielniczuk contou aos acadêmicos diversos casos de trabalhos que já orientou e das diferentes ideias que já presenciou. Com um conhecimento raro na área de jornalismo digital, a palestrante falou por quase três horas.

Luciana ainda apresentou  alguns conceitos de outros autores, como é o caso da "midiamorfose" ou ecologia das mídias, proposta por Roger Fidler. Este autor define a midiamorfose como o processo de transformação das mídias, intimamente relacionado com as pressões políticas e comerciais e a evolução da sociedade e das tecnologias.

"O que eu posso fazer na Internet, que eu não posso fazer no rádio, na TV e no jornal?" Com essa frase do professor Rosental Calmon Alves, um dos coordenadores do Projeto Jornalismo para as Américas, Luciana abriu espaço para que os acadêmicos fizessem perguntas, que foram respondidas com muita clareza, deixando todos os presentes extremamente satisfeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário