sexta-feira, 12 de abril de 2013

Juliana Motta: "Esteja preparado para tudo"

Juliana Motta, jornalista da RBS TV Santa Maria, foi a convidada especial do primeiro dia do Seminário de Atualidades em Jornalismo, promovido pela UNIPAMPA. Juliana esteve na cobertura da tragédia da Boate Kiss, fazendo entradas ao vivo nos principais jornais da televisão aberta e fechada do país.

Durante a sua palestra, Juliana abordou o sentimento do jornalista ao cobrir uma tragédia e contou aos acadêmicos da UNIPAMPA como foram os dias de cobertura, as entrevistas e as matérias especiais realizadas sobre a Boate Kiss.

"A cidade ficou em luto coletivo. Não tinha buzina na rua e as pessoas conversavam baixinho", declarou a jornalista, sobre o sentimento de tristeza que tomou conta da cidade, no pós-incidente. 

Ela contou também, que só foi ver as primeiras imagens da Boate no domingo à noite. "Quando cheguei a Kiss, os policiais já haviam montado cordões de isolamento e tinham diversos caminhões na frente. Só fui ver imagens do estado da Boate, no Fantástico, à noite e talvez esse fato tenha me dado força para poder noticiar tudo, para os diversos programas da Rede Globo."

No final da palestra, antes de responder as perguntas dos acadêmicos, Juliana deixou uma
mensagem aos presentes: "Isso tudo foi um exercício de superação. Esteja preparado para tudo".

Quando a organização abriu espaço para os questionamentos, os acadêmicos fizeram diversas perguntas. Ao ser questionada se a tragédia já lhe abriu outras portas, Juliana foi enfática: ". Já recebi convites, mas hoje meu desejo é ficar em Santa Maria. O interior precisa de bons repórteres"

Ao ser perguntada se as atividades práticas realizadas na Universidade realmente eram válidas para o mercado, a jornalista respondeu que eram fundamentais. Que só a teoria era insuficiente para que se chegue longe. "O jornalista precisa saber filmar, entrevistar, editar. Precisa saber de tudo um pouco."

Com isso, ganhou uma salva de palmas e os presentes saíram com a certeza de terem assistido uma das melhores palestras que o curso de Jornalismo já proporcionou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário