sábado, 20 de abril de 2013

Instituto Farroupilha recebe um grande público na abertura da Semana Missioneira

Na noite de ontem, 19, o Instituto Federal Farroupilha - Campus São Borja, foi palco da abertura oficial da II Semana Missioneira.  Autoridades municipais, regionais e educacionais estiveram presentes no evento que contou com palestra e show musical.

Durante o evento, aconteceu o lançamento da revista "História Missioneira de São Borja", escrita pelos historiadores Fernando Rodrigues, Muriel Pinto e Ronaldo Colvero. Outra atividade relacionada ao evento que foi apresentada na abertura, é o Concurso Fotográfico e literário "Orgulho de ser missioneiro" que terá premiação em dinheiro para o 1º, 2º e 3º lugares.

O pesquisador e professor da Uri Santo Ângelo, José Roberto de Oliveira, foi o primeiro a palestrar depois da solenidade oficail de abertura. Ele apresentou o seu livro Pedido de Perdão pelo Triunfo da Humanidade, onde ele afirma que as missões serviram de base para a revolução francesa, sendo o único lugar na época em que a população já exercia a democracia votando para escolher seus líderes.

Na seqüência as atividades, a Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-RS), Ana Lúcia Goelzer Meira, falou sobre patrimônio material e imaterial. Ela iniciou explicando o que é patrimônio e seguiu apresentando um mapa dos municípios com bens tombados pelo IPHAN no estado, bem como imagens destes bens históricos.

No encerramento das atividades da primeira noite da II Semana Missioneira, Ana Lúcia, apresentou a proposta para a criação do Parque Histórico Nacional das Missões, destacando a importância do apropriamento do patrimônio pela sociedade.


Foto e Informações: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de São Borja

Nenhum comentário:

Postar um comentário