quarta-feira, 24 de abril de 2013

Hospital Ivan Goulart têm 10 pacientes internados com suspeita de Gripe A

Hospital Ivan Goulart segue atendendo diversos casos
suspeitos de Gripe A. Foto: Tâmela Grafolin

Até o início dessa semana, 10 pacientes continuam internados no hospital Ivan Goulart com sintomas de Síndrome Gripal - não especificamente o Influenza A H1N1. Desses pacientes, cinco são homens e cinco são mulheres.

Na segunda-feira, dia 22, um paciente foi encaminhado ao Centro de Tratamento Intensivo (CTI) por ter apresentado piora nos sintomas, mas após algumas horas de internação o quadro já havia se estabilizado.

Dos dez casos de suspeita de Síndrome Gripal, apenas um teve material coletado para ser enviado ao Laboratório Central do Rio Grande do Sul (LACEN). Pois de acordo com orientações da Secretaria Municipal da Saúde, a coleta só deve ser feita em pacientes que estiverem internados no CTI do hospital. Os demais estão sendo tratados de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, com utilização da medicação Tamiflu e isolamento.

No final de semana, um jovem de 25 anos faleceu no CTI do hospital após dois dias de internação com sintomas de Síndrome Gripal. Ainda não é possível afirmar que pode ter sido contaminado pelo vírus Influenza A – H1N1 -, o jovem teve material coletado e o resultado do exame deve chegar em 10 dias.

O diretor clínico do hospital, o médico Luiz Carlos Porto, ressalta que nenhum caso do doença foi confirmado em São Borja e por esse motivo a população não deve se preocupar em demasia. Ele também salienta que o hospital está devidamente preparado para receber pacientes que apresentem sintomas de Síndrome Gripal e que as pessoas podem tomar certos cuidados para evitar qualquer tipo de contaminação, como lavar as mãos com frequência  utilizar álcool em gel, usar um lenço ou o braço na hora de tossir ou espirrar, manter os ambientes sempre arejados e evitar aglomerações.

Por Tâmela Grafolin

Nenhum comentário:

Postar um comentário