terça-feira, 23 de abril de 2013

Dia Nacional de Combate a Hipertensão levará atividades à Praça XV

Cartaz de divulgação do evento

Na próxima sexta-feira, 26 de abril, a Secretaria da Saúde de São Borja promoverá atividades referentes ao Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial. A programação será na Praça XV de Novembro e vai incluir uma série de ações como verificação da pressão arterial, orientações farmacêuticas, psicológicas e nutricionais.

O objetivo é divulgar informações e esclarecer a população sobre esta doença crônica que, segundo o Ministério da Saúde, atinge 22,7 % dos brasileiros. Segundo a psicóloga e coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Laura Gattiboni, todos os cidadãos podem participar das ações, destacando que atualmente a hipertensão é um problema que tem atingido pessoas de todas as idades.

Hipertensão arterial é uma doença crônica determinada por elevados níveis de pressão sanguínea nas artérias, o que faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer circular o sangue através dos vasos sanguíneos. A hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco para a ocorrência do acidente vascular cerebral, tromboembólico ou hemorrágico, enfarte agudo do miocárdio, aneurisma arterial (por exemplo, aneurisma da aorta), doença arterial periférica, além de ser uma das causas de insuficiência renal crônica e insuficiência cardíaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário